Conecte-se a nós

Notícias

70 anos da união de Isabel e Manoel

Published

on

Casal serrano oficializou a união em 1947, hoje eles têm cinco tataranetos - Foto: Camila Paes

 

No próximo dia 30, Isabel e Manoel Borges, celebram um marco difícil de alcançar para muitos casais. Eles, que são moradores do Bairro Tributo, em Lages, chegarão à marca de 70 anos de casamento, com muita alegria pela vida e orgulho da família que constituíram.
Manoel, hoje com 86 anos, e Isabel, com 85, se conheceram e casaram-se em Urupema, na Serra Catarinense, em 1947. Ela, que na época tinha 15 anos, revela que logo em seguida foram morar sozinhos. Ambos não tinham pais e foi na lavoura, onde trabalharam desde cedo, e encontraram um no outro, o amor para criar uma família. Manoel, que casou aos 16 anos, lembra que o primeiro filho nasceu um ano após o casamento e depois dele, vieram outros 10.
Os partos foram realizados em Urupema, nas casas onde moravam, de acordo com os locais onde encontravam emprego. Isabel lembra que, em duas ocasiões, Manoel ajudou a trazer os filhos ao mundo e em outra delas, o marido não estava e ela pariu sozinha. “Quando ele chegou em casa de viagem, eu estava com o bebê no colo”, relembra Isabel.
A única fonte de renda da família era o trabalho na agricultura. O casal sempre se dedicou à lavoura e com isso, conseguia sustentar a família e guardar dinheiro para o futuro.
Há 18 anos, após Manoel ficar doente, resolveram se mudar para Lages. Com as economias de todos os anos de trabalho em conjunto, adquiriram um terreno no Bairro Tributo, onde construíram uma casa e hoje vivem juntos. Aos 85 anos é Isabel que toma conta da casa, sozinha. Em épocas de festas, recebem visitas da família, que está espalhada pelo Sul do Brasil.

Família_ O resultado dessa união, é uma família grande e unida. Dos 11 filhos, nasceram 34 netos, 34 bisnetos e cinco tataranetos. Como é muito grande, é difícil conseguir reunir todos. Nas paredes da cozinha, estão espalhadas fotos dos momentos de alegria. Em um calendário na parede, seu Manoel anota todos os nascimentos da família. Não é preciso muito esforço para ele lembrar a idade, dia, mês e ano do nascimento dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Quando a memória falha, corre para o calendário que guarda com carinho.
Questionada sobre o que aprendeu nesses 70 anos juntos, Isabel enfatiza que o casal precisou aprender muita coisa junto, já que casaram-se muito novos e a vida a dois começou cedo. Mas para eles, o que importa é reunir a família e ver que juntos têm a sorte de estarem sempre em união.

Comentários
Compartilhe

Notícias

Bombeiros socorrem vítima de acidente na BR-116

Published

on

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), na BR-116, em Correia Pinto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, se envolveram no acidente uma moto e uma Van.

O condutor da moto que não teve a identidade divulgada, sofreu politraumatismo, seu estado é considerado grave. Ele foi socorrido e encaminhado à emergência do Hospital Nossa Senhora das Prazeres, em Lages.

O motorista da Van não se feriu. O acidente ocorreu por volta das 6h30 da manhã.

 

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Homem morre em acidente na SC-110, em Urubici

Published

on

Foto: Divulgação

O motociclista Robson José de Souza, de 33 anos, morreu ao colidir uma moto Yamaha contra uma camioneta, no quilômetro 371 da rodovia SC-110, em Urubici. O acidente aconteceu por volta das 14 horas deste domingo (20). Os bombeiros do município foram acionados, porém verificaram que a vítima já estava em óbito. O corpo foi recolhido pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) de Lages e liberado aos familiares para sepultamento.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária do Posto em Bom Jardim da Serra, foi uma colisão frontal  envolvendo um moto com placas de Rio Grande do Sul e uma camioneta S-10 placas de Lages. O condutor da S10,  Renato Antunes, de 37 anos, não sofreu ferimentos.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

A um mês do inverno, Serra registra manhã fria

Published

on

O termômetro na cidade de Urubici registrou 2 °C negativos- Foto: Márcia Correa Ghizoni/Divulgação

A segunda-feira começou bem mais gelada na Serra Catarinense. A um mês da passagem do outono para o inverno, a cidade de Urubici, registrou 0,06°C, e Urupema 0,08°C segundo dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). É a temperatura mais baixa do ano. O termômetro na cidade de Urubici registrou 2 °C negativos por volta das 6h30 mim da manhã de desta segunda (foto).  

O dia será de sol com  temperaturas ficam amenas  em todas as regiões do Estado.Para terça e quarta, as temperaturas mínimas entre a madrugada e o amanhecer devem ser negativa nas áreas altas do Estado, com geada ampla do Oeste a Serra Catarinense, e de forma mais fraca e isolada no Litoral e Vale do Itajaí.

Na terça-feira (15), o Climaterra já havia adiantado ao CL a previsão de que as temperaturas caíssem na região. Isso porque uma massa de ar frio chegou ao Sul do País no fim de semana. Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, essa condição pode permanecer até esta terça-feira (21), quando as temperaturas devem voltar a subir conforme a massa de ar frio for se afastando da região.

A quinta-feira será de com algumas nuvens em Santa Catarina.  Permanece a condição para formação de geada nas áreas altas do Estado. Os próximos dias serão de Sol com variação de nuvens e baixa umidade relativa do ar (tempo seco) em Santa Catarina, na maior parte dos dias. Temperatura em elevação, sem frio significativo no período até o momento, informa Epagri/Ciram.

Urupema

Em Urupema, a menor temperatura deste domingo foi registrada pela Epagri/Ciram foi de 0ºC no Morro das Torres, na cidade de Urupema. A sensação térmica foi entre 15ºC a 18 ºC negativos. Em Urubici os termômetros chegaram aos 1,5ºC, e em São Joaquim, 1,6ºC.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©