Conecte-se a nós

Turismo

5 destinos que contam a História do Brasil

Published

em

Foto: Shutterstock/ Divulgação

Recentemente, os brasileiros observaram chocados, e com grande pesar, a perda inestimável do acervo Museu Nacional do Rio de Janeiro. As chamas implacáveis consumiram milhões de artefatos científicos e históricos, causando comoção em todo mundo.

Apesar da perda, o triste episódio trouxe um grande debate a respeito da relação do povo brasileiro com a sua própria história. Além dos muitos e importantes museus espalhados pelo país, há uma série de locais que contam fatos importantíssimos da história do Brasil, seja por suas manifestações arquitetônicas ou traços culturais como tradições, gastronomias e música.

Quer conhecer um pouco mais sobre esses lugares marcantes da História do Brasil? Reunimos alguns deles para você.

Porto Seguro

Em 22 de abril de 1500, navegadores portugueses chegavam à costa da Bahia, mais precisamente onde hoje está localizada a cidade de Porto Seguro. A chegada dos colonizadores transformou definitivamente não apenas o destino dos vários povos indígenas do Brasil, mas também de outros povos africanos e europeus que formariam a população brasileira.

Cais do Valongo

Segundo especialistas, o Cais do Valongo foi o maior ponto de entrada de escravos africanos em toda a América. As atividades se iniciaram em 1811, e estima-se que ali aportaram entre 500 mil e 1 milhão de escravizados. Em 1831, leis proíbem o tráfico transatlântico de escravos, e em 1843. O Valongo é reformado para a chegada de Teresa Cristina de Bourbon, noiva do imperador D. Pedro II, e então passa a se chamar Cais da Imperatriz.

A cidade do Rio de Janeiro ainda preserva outros tantos pontos históricos imperiais e também remanescentes da belle époque brasileira. Saiba como conhecer estes importantes locais através de visitas guiadas com o Histórico Tour.

Parque da Independência

O Parque da Independência foi inaugurado em 1989, tornando-se um grande complexo histórico brasileiro. Localizado na colina do Ipiranga, onde o imperador D. Pedro I proclamou a independência do Brasil, desvinculando o país da Coroa Portuguesa.

No complexo do parque estão o Museu do Ipiranga, o Monumento da Independência e também a casa do Grito. Esses importantes patrimônios históricos estão reunidos numa área de 161,3 mil km² distribuídos em um bosque e um trabalho de paisagismo notável.

Igreja de Nossa Senhora do Ó

Uma das maiores joias do primeiro período barroco brasileiro está situada na cidade de Sabará, em Minas Gerais (que carrega muita cultura através das cidades históricas que possui) . Também conhecida simplesmente como Capela do Ó, teve sua construção iniciada em 1717.

Apesar da fachada simples, seu interior é um tesouro arquitetônico: o luxo e a riqueza do ciclo mineiro do ouro está detalhadamente expresso nos detalhes excepcionais de seus painéis policrômicos entalhados em vermelho, azul e dourado. A Capela do Ó foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e merece uma visita.

Pátio do Colégio

Um dos mais antigos sítios arqueológicos do Brasil, o Pátio do Colégio, localizado em um grande cruzamento do centro de São Paulo, é a primeira construção feita na cidade que marca não somente seu nascimento, mas a chegada dos jesuítas da Companhia de Jesus no país, que iniciaram a catequização dos povos indígenas brasileiros

Fundado em 1554, atualmente o Pátio do Colégio abriga a Igreja Beato José de Anchieta (onde ainda está sendo preservado seu fêmur), a Galeria Tenerife, o Auditório Manoel da Nóbrega e biblioteca.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: