Turismo

5 cemitérios curiosos ao redor do mundo

Published

em

Cemitério da Esperança, em Brasília (DF) - Foto: Tony Winston/ Agência Brasília/ Divulgação

O chamado turismo cemiterial está longe de ser uma modalidade convencional de passeio, mas obviamente guarda boas surpresas para quem decide se aventurar por entre túmulos e quadras. Tanto no Brasil quanto em outros países ao redor do mundo, as necrópoles abrigam obras de arte, jazigos de personalidades famosas e até mesmo algumas curiosidades.

Para quem quer começar a entender um pouco mais desse tipo de turismo e saber o que pode encontrar em um destes passeios, reunimos abaixo cinco entre os muitos cemitérios ao redor do mundo que valem a visita. Confira!

Neptune Memorial Reef (Miami, EUA)

Você sabia que existe um cemitério submarino? O Neptune Memorial Reef tenta recriar Atlântida, a cidade perdida, e foi construído em formato de recife artificial, com capacidade para abrigar 125 mil mortos. Porém, em vez de corpos, a necrópole aquática recebe as cinzas das pessoas falecidas. Estes restos mortais são inseridos em moldes com formato de conchas, e, depois de secos, recebem uma placa com o nome e datas de nascimento e óbito, e passam a compor o recife, protegido pela estátua de um leão.

Foto: Divulgação

Cimitirul Vesel (Săpânța, Romênia)

Chamada de Cemitério Alegre, a necrópole localizada no vilarejo de Săpânța, norte da Romênia, é muito diferente das últimas moradas convencionais. No lugar do massivo tom de cinza que toma conta dos cemitérios ao redor do mundo, o Cimitirul Vesel é repleto de cores e desenhos que descrevem a vida das pessoas que lá estão sepultadas.

Foto: Divulgação

Père-Lachaise (Paris, França)

O mais famoso cemitério de Paris, o Cimetière du Père-Lachaise abriga um grande número de mortos famosos em suas alamedas e ruas. Entre as personalidades sepultadas estão nomes como Allan Kardec, Oscar Wilde, Jim Morrison, Edith Piaf, Balzac e Chopin. O local abriga o Muro dos Federados, onde houve no século XIX o fuzilamento de dirigentes da Comuna de Paris.

Foto: Divulgação

Campo da Esperança (Brasília, Brasil)

Quem pretende desbravar as necrópoles do país, pode levar sua coroa de flores em Brasília para o cemitério Campo da Esperança. O local leva o nome de uma ex-escrava e benzedeira local, que era muito conhecida na região. Entre os túmulos famosos presentes no Campo da Esperança estão o jazigo da família Kubitschek e a sepultura da menina Ana Lídia Braga, que foi morta em plena ditadura militar de forma cruel e que hoje é vista por muitos moradores locais como responsável por milagres.

Foto: Tony Winston/ Agência Brasília/ Divulgação

Hollywood Forever (Los Angeles, EUA)

O Hollywood Forever Cemetery abriga os restos mortais de grandes ícones da cultura norte-americana. Em atividade desde o final do século XIX, o local é o último lar de personalidades como George Harrison e Johnny Ramone, que está enterrado em um mausoléu com uma estátua do músico tocando guitarra.

Foto: Divulgação