Conecte-se a nós

Notícias

1º Batalhão Ferroviário de Lages sob o comando de um mineiro, que veio direto de Manaus

Published

em

Arruda (primeiro à esquerda) assumiu comando nesta quinta-feira (18) - Foto: Vinicius Prado

O 1º Batalhão Ferroviário de Lages está sob novo comando. O tenente-coronel Cleber Machado Arruda, de 45 anos, natural de Oliveira (MG). Ele veio direto de Manaus (AM) para assumir o posto na unidade do município.

Vindo de uma Capital extremamente quente, Arruda conta que está habituado com as mudanças que acontecem rapidamente. “Estou muito entusiasmado. Conhecia Lages, passei por aqui em 2009, numa época até de inverno, então, é normal pra mim”. Ele já está há duas semanas se preparando para todo esse processo de transição.

O tenente-coronel esteve em outubro do ano passado fazendo, segundo ele, os primeiros reconhecimentos da unidade e, também, das obras em andamento. “Estou muito entusiasmado com as obras em andamento que o batalhão já possui. E mais entusiasmado ainda com as obras que estão por vir e estão certas para iniciarmos no mês de fevereiro.”

Entre as obras, Arruda destaca um trecho da Ferrovia das Bromélias, em Rio do Sul, de 12,8 quilômetros de infraestrutura e superestrutura ferroviária. E outra é a de Urubici, no Morro da Igreja, onde será pavimentado e revitalizado o acesso ao local. “São cerca de 16 quilômetros entre Urubici e o morro”, explica. Essas duas obras devem ter início em fevereiro.

Além dessas, o novo comandante assume o andamento de obras como o Destacamento Caminhos da Neve, que está na quarta etapa e com previsão de finalizar essa quarta fase no início de 2019. E uma operação de pavimentação em concreto de algumas organizações militares em Santa maria (RS).

Perfil

O tenente-coronel tem 27 anos de serviço no Exército Brasileiro. Começou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, depois, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras para cursar Engenharia.

Conta que já circulou o país. “O oficial do Exército tem de ter vivência nacional, então, agora, estou aqui, por uma opção e prioridade que eu coloquei nas minhas opções de comando”.

Ele serviu na Amazônia por duas oportunidades, em Boa Vista e Manaus. Em Minas Gerais, no 2º Batalhão Ferroviário em Araguari, Triângulo Mineiro. E também serviu em Belo Horizonte, e na Escola de Sargento das Armas, em Três Corações (MG).

Novo posto

Por sua vez, o coronel Luiz Carlos Tomaz Silva, que comandou o 1º Batalhão Ferroviário entre 2016 e 2017, irá para Brasília, para atuar na Diretoria de Obras de Cooperação Militar, subordinado ao Departamento de Engenharia de Construção. “Continuarei ligado ao Ferroviário, acompanhando as obras”, afirma.

Natural de Cajazeiras (PB), Silva diz que foi sensacional trabalhar em Lages. “Uma cidade muito acolhedora, muito bem estruturada. Um povo muito bom, ordeiro, receptivo, trabalhador, que acolheu muito bem a mim e à minha família. Estamos levando muitas boas lembranças desse batalhão”.

A troca de comando acontece de dois em dois anos.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: