Conecte-se a nós

Notícias

102 anos de imigração japonesa sem comemoração

Published

em

São Joaquim, 18/06/2010, Correio Lageano

 

Hoje os japoneses comemoram 102 de chegada ao Brasil. Em São Joaquim, maior colônia japonesa da Serra Catarinense, e em Frei Rogério a data não será comemorada. De acordo com informações das duas associações japonesas não haverá eventos porque quando houve o centenário diversas celebrações em todo o país marcaram a data.

 

Outra questão apontada pelas associações é que 18 de junho é a data nacional, mas em São Joaquim também se celebra a chegada dos primeiros japoneses em novembro de 1974 e em Frei Rogério a data comemorativa é nove de abril de 1964.

 

No Brasil os 102 anos de imigração japonesa foram comemorados na terça-feira (15) em sessão solene na Câmara, onde foi ressaltado que o Brasil abriga a maior comunidade nipônica fora do Japão, e a terceira maior comunidade de brasileiros fora do Brasil está em território japonês. Esse fato faz com que o Itamaraty desenvolva ações especiais para a comunidade brasileira que vive no Japão. O Brasil possui atualmente cerca de 1,5 milhão de nikkeis – descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou que vivem regularmente no exterior.

 

Foto: Arquivo CL

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: